Alongamentos para a Coluna

13 de Junho de 2015

Alongamentos da coluna podem aumentar a altura?

A resposta é "sim, durante um tempo".

Os alongamentos de coluna podem chegar a separar levemente as vértebras e as articulações, que são estruturas flexíveis que admitem um verdadeiro nível de alongamento.

No entanto, trata-se de um processo lento que tem resultados pouco duráveis, já que, quando as vértebras voltam à sua posição normal, a pessoa perde esses centímetros ou milímetros (depende do caso) que ganhou com a terapia.

Em alguns casos, comenta-se que uma pessoa que ficou doente em repouso por um período significativo parece ter ganhado um pouco de altura.

Ainda que em muitos casos seja simplesmente uma questão de aparência, é possível que em situações com gente jovem o fato da pessoa não estar submetida durante um tempo a uma força tão intensa como a da gravidade em sentido vertical seja suficiente para que ocorra um estirão da coluna, por menor que seja.

Em pessoas adultas, isso ocorre em raríssimas ocasiões.

Outro caso em que é realmente visível o aumento na altura é nos astronautas.

O fato de estarem livres da gravidade terrestre faz com que seus corpos se "estiquem", ganhando altura. No entanto, esta altura se perde quanto voltam à gravidade normal.

No futuro, se existirem colônias na Lua, onde a gravidade é inferior (uma sexta parte da terrestre), as pessoas que viverem nelas poderiam crescer até alturas impensáveis em nosso planeta.

Os novos altos teriam sérios problemas para viver na Terra após viver longo tempo em gravidade reduzida, dado que nem seu sistema vascular nem seus ossos estariam preparados para a força de nossa gravidade.

Mais sobre a coluna em coluna.com


Comentários